Aula 2 – Biodiversidade Marinha I

Biodiversidade marinha I

Responsável: Isabella Gaião e Roberta Vincenzi

OBJETIVO

O objetivo dessa aula é apresentar a biodiversidade marinha e diferenciar vertebrados e invertebrados, mostrando que os invertebrados são a maioria dos animais.

MATERIAIS NECESSÁRIOS

Kit com imagens de animais marinhos impressos (vertebrados e invertebrados). Cerca de 10 kits por sala (varia de acordo com o número de alunos na sala). 

Imprimir as imagens anexadas na pasta. No verso de cada imagem, imprimir o respectivo nome do animal.

RESUMO DA AULA

Formar grupos de alunos e instigar a investigação científica propondo que eles dividam os animais marinhos em dois grupos de acordo com critérios decididos pelo grupo. Discutir em cima da conclusão que eles chegarem levando à divisão biológica de vertebrados e invertebrados.

ROTEIRO

  1. Separar a sala em grupos de quatro a cinco alunos
  2. Distribuir um kit por grupo (em cada kit terão imagens de diversos animais marinhos, tanto vertebrados como invertebrados)
  3. Dar a seguinte instrução: Vocês receberam imagens de vários animais que vivem no oceano. Dividam os animais em dois grupos diferentes de acordo com as características que eles apresentam e, ao final da atividade, justifiquem.  O critério para a divisão é livre. A ideia dessa atividade é explorar a capacidade investigativa dos alunos, para que encontrem uma forma de classificar os organismos com base na observação.
  4. Após a apresentação e discussão da atividade pelos grupos, pegar os animais distribuídos e fazer a classificação com base na ausência/presença de crânio e coluna vertebral (definição de vertebrados), diferenciando vertebrados de invertebrados. Introduza a definição de vertebrados, fazendo a comparação com os invertebrados. Definição proposta: Os vertebrados (vertebrata) constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
  5. Enfatizar que a maior parte dos animais marinhos, tanto em quantidade indivíduos quanto em diversidade de grupos
  6. Seja cauteloso na proposta da classificação vertebrados/invertebrados, enfatizando que nenhuma classificação é errada (os alunos não fizeram errado), apenas existem inúmeras possibilidades e essa é a classificação que a ciência propôs para melhor agrupar esses animais. Lembre-os que é assim que a classificação de toda a vida na Terra é feita (e constantemente atualizada quando formas melhores de divisão são propostas).

VERIFICAÇÃO

Peça aos alunos desenharem um animal vertebrado e um invertebrado apontando a característica que os distingue.

INFORMAÇÕES EXTRAS PARA OFICINEIRO 

  1. Gabarito dos animais marinhos e seus respectivos grupos (vertebrados/invertebrados):

 Vertebrados:

 

  • Baleia – mamífero
  • Cavalo marinho – peixe ósseo
  • Enguia – peixe ósseo
  • Peixe ósseo
  • Salamandra – anfíbio
  • Tartaruga – réptil
  • Tubarão – peixe cartilaginoso 

 

Invertebrados:

 

  • Água-viva – cnidário
  • anêmona – cnidário
  • Esponja do mar – porífera
  • Estrela do mar – equinoderma
  • Náutilus – molusco
  • Polvo – molusco
  • Pepino do mar – equinoderma                                                                               

 

 

REFERÊNCIAS

 Brusca, R.C.;  Moore, W; Shuster, S.M. – Invertebrados. 3ºEd., 2018.

Hickman, Cleveland P., Larry S. Roberts, and Susan L. Keen. Princípios integrados de zoologia . Grupo Gen-Guanabara Koogan, 2016.

PARA SABER MAIS

Como o tema proposto para a aula é muito vasto, é difícil encontrar livros/textos que complementem a aula. Para se informar mais de grupos de animais específicos, sugerimos pesquisar sobre esses grupos. O próprio Wikipédia possui informações suficientes para a aula.